Gustavo Mesquita

 

É professor adjunto da Universidade de Brasília e atua em seu Instituto de Ciência Política. Dedica-se a estudos e pesquisas sobre pensamento e teoria política de forma interdisciplinar e relacional, levando em igual consideração a história, as ciências sociais e a literatura. Possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2017) e realizou pós-doutorado na Fundação Getúlio Vargas - Escola de Ciências Sociais (2020) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (2023). Tem experiência em ensino e pesquisa sobre problemas do pensamento político, principalmente de teorias da democracia e seus reflexos na política brasileira, direitos humanos, relações raciais e Brasil-Estados Unidos.

 

Áreas de interesse: Pensamento político, principalmente teorias da democracia e seus reflexos na política brasileira, direitos humanos, relações raciais e Brasil-Estados Unidos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8126706889398575

Outras redes:

Academia: https://unb.academia.edu/GustavoMesquita

Laboratório de Pensamento Social da FGV: http://cpdoc.fgv.br/laboratorios/lapes

Resocie – Grupo de Pesquisa sobre Relações entre Sociedade e Estado (UnB): https://resocie.org/

E-mail: gustavo.mesquita@unb.br

Publicações selecionadas:

Foundations, US Foreign Policy and Anti-Racism in Brazil: Pushing Racial Democracy. Co-authored with Elizabeth Cancelli and Wanderson Chaves. London and New York: Routledge, 2023.

Guerra Fria e Brasil: para a agenda de integração do negro na sociedade de classes. Em coautoria com Elizabeth Cancelli e Wanderson Chaves. São Paulo: Alameda, 2020.

Gilberto Freyre e o Estado Novo. São Paulo: Global, 2018 (6º Concurso Nacional de Ensaios - Prêmio Gilberto Freyre).

"Florestan Fernandes e os caminhos do antirracismo no Brasil e nos Estados Unidos". In: HOLANDA, Bernardo Buarque de & MAIA, João Marcelo Ehlert (Org.) Ateliê do pensamento social: a pesquisa sobre o Brasil no exterior. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017.

“Dois países, o mesmo dilema? Reflexões sobre a democracia e o racismo nos Estados Unidos e no Brasil”. Estudos Históricos (FGV), Rio de Janeiro: Vol. 32, n. 67, pp. 429-449, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s2178-14942019000200006